Uma coisa que a modernidade nos permitiu foi a chegada da telemedicina e de várias outras tecnologias que fazem com que se possa ter uma evolução melhor de técnicas.
O ser humano já vive em busca de melhorar suas noções e suas máquinas, e uma área que não tem sido deixada de lado é a da medicina.
Isso porque, por conta do aumento das tecnologias e de vários outros serviços, se fez possível elevar a expectativa de vida das pessoas por meio de terapias inovadoras.
Se você quer saber mais sobre o que vai acontecer daqui pra frente no ramo de medicina, confira este conteúdo.
Invenções revolucionárias na telemedicina e medicina geral
De todas as coisas que temos noção hoje em dia, muito pouco sabemos ainda do que está por vir, em especial, na área médica.
Isso porque há várias coisas em andamento que prometem revolucionar não só o dia a dia dos profissionais, como também a vida dos pacientes.
Sendo assim, separamos aqui neste conteúdo algumas dessas revoluções para que você conheça as tecnologias do futuro que estão mais perto do que você pensa.
1. Drone de entregas
Uma empresa que atua na área de logística UPS tem desenvolvido um projeto chamado Flight Forward, que faz uso de drones autônomos para que se possa fazer entregas urgentes de remédio.
Isso inclui sangue e tecido vindo de alguma estação de saúde. Dessa maneira, tudo o que for preciso para que ações urgentes possam acontecer em um menor tempo se torna possível.
2. Cura para diabetes
A diabetes é uma doença que causa muita aflição para quem a possui. O tratamento então dura a vida inteira e consiste em aplicações diárias de insulinas e testes de glicose.
No entanto, o futuro reserva boas notícias para os diabéticos. Isso porque um biólogo da Universidade Harvard tem feito pesquisas com células-tronco para poder criar células beta de reposição de insulina.
Essa tecnologia acabou sendo comprada pela farmacêutica Vertex por US$ 950 milhões. Em caso do projeto funcionar em humanos tão bem quanto em animais, muito provável que a solução do fim da diabetes aconteça.
3. Protocolo de pesquisa
Um dos maiores pontos de foco dos meios tecnológicos em saúde é o avanço de banco de dados para pesquisa. Por essa razão é que o instituto Parker para Imunoterapia em câncer tem usado um novo grupo para guiar testes.
Nele os voluntários concordariam para que se possa aprovar o início de testes clínicos em algumas semanas ao invés de anos.
Isso deixaria que outras ideias pudessem ser aplicadas e novos produtos viessem para o mercado em tempo mais veloz para comércio. Barreiras então seriam quebradas em relação aos meios normais de pesquisa feitos hoje.
4. Coração em 3D
A ciência quer dar um grande passo no quesito de tecnologia e saúde. Isso porque desde que as impressoras 3D surgiram e criaram projetos incríveis, uma das vontades dos cientistas era de poder reproduzir órgãos.
Sabe-se que o sistema de doação de órgãos ainda não é dos melhores em muitos lugares no mundo. Então, criar um coração mecânico é a solução mais prática, rápida e viável para atender esses casos.
O projeto ainda está em estudo e precisa de muitos testes e pesquisas antes de ser colocado em prática.
5. Telemedicina
A telemedicina tem sido muito usada nos últimos tempos principalmente por conta da pandemia que se espalhou no mundo inteiro. Ela tem sido muito importante no sistema de serviços de saúde.
A prática tem tudo para se tornar ainda maior do que já é. Isso porque ela oferece além de várias opções de atendimento, outras coisas como:
- Agilidade;
- Economia;
- Otimização;
- Tecnologia;
- Rapidez;
- Precisão;
- Entre outros.
Ela funciona basicamente como um processo de controle dos pacientes para troca de informações e análises de resultados de exames.
A telemedicina possui várias categorias com vários ramos e objetivos. Por exemplo, você pode encontrar serviços de:
- Teleassistência;
- Teleducação;
- Teleconsulta;
- Laudos a distância;
- Telerradiologia.
6. Inteligência artificial
Os sintomas de câncer de pulmão geralmente começam a aparecer quando estão em estágios avançados, o que acaba tornando difícil o tratamento.
Por isso que é vital que ocorra uma triagem precoce para que se possa baixar esses riscos. A solução que se achou foi a criação de Inteligência artificial.
Esse sistema foi treinado com mais de 45.000 exames de tomografia computadorizada que podem apontar 5% dos casos de câncer.
Além disso, o sistema ainda contou com 11% menos falsos positivos, se tornando assim muito mais preciso. O sistema ainda está sendo aprimorado, mas já mostra grandes resultados.
7. Robôs cirurgiões
O cenário futurístico parece irreal e coisa de filme. Aliás, foram os filmes antigos que previram que na sociedade atual seria possível achar robôs atuando em áreas comuns junto a humanos.
Acontece que a teoria pode até se parecer, mas a prática é um pouco diferente. Isso porque ao invés da figura robô humana operando, usa-se máquinas de precisão.
É uma ótima iniciativa pois garante ações livres de tremores, não hesita cortes, tem uma maior precisão e ainda são ótimos para os processos minimamente invasivos.
Essa tecnologia tem sido de grande ajuda para aqueles profissionais que precisam ter uma atuação excelente nas cirurgias.
Existem várias tecnologias que tem agregado bastante ao mundo da medicina e, com elas, milhares de pessoas têm sido ajudadas.
Por isso que os investimentos nessa área não podem acabar, pois quanto mais se pesquisa e aprimora uma técnica, melhor é para a sociedade em geral.
Conclusão
Vimos aqui então um pouco das tecnologias e como o cenário atual tem mudado com ela. Os avanços tecnológicos têm nos dado uma melhor qualidade de vida.
Isso porque além de facilitar o processo como um todo, entregando pontos como:
- Otimização;
- Economia;
- Precisão.
Eles têm sido capazes de fazer uma análise muito mais precisa do que anos atrás. E por conta disso, muitas pessoas acabaram sendo ajudadas e puderam ter uma qualidade de vida melhor.
Como dissemos, esses são apenas alguns pontos de muita coisa que tem sido criada. Por isso, vale a pena ficar de olho no que vem por ai.
Conte aqui o que você acha sobre essas tecnologias e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.