Por que devo fazer exercício?

Por que devo fazer exercício?

Você já se perguntou por que é necessário que você faça esporte se você tem Diabetes? Muitas pessoas se questionam sobre as atividades físicas e a Diabetes e acreditam que elas não são necessárias. A realidade é que o exercício é vital para o seu controle, por quê?, a resposta é simples: ao fazer esporte utiliza a glicose do seu sangue como combustível e conseguir manter no controle da Diabetes.

Quando o corpo realiza atividade física, as células usam a glicose do sangue, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue diminuam. O exercício também ajuda o organismo a usar melhor a insulina que o pâncreas produz.

A insulina se liga a determinados receptores nas células, o que permite que a glicose se transforma em energia, ou seja armazenado. O exercício ajuda a que estes receptores trabalhem adequadamente e cuidem de que a glicose penetre corretamente para o interior das células.

Além disso, você recebe outros benefícios:

Melhorar o desempenho de seu sistema cardiovascular
Disminuyes o colesterol ruim e aumenta o bom
Melhorias para o trabalho da insulina, que ainda ocorre em seu corpo
Você controla o seu peso
Reduzir seu nível de estresse
Aumenta a sua sensação de bem-estar, tanto física como mentalmente

Quando não se deve fazer exercício?

Quando os seus níveis de glicose sejam maiores que 300mg/dl ou presentes cetonas na urina
Se apresente hipoglicemia
Se tem retinopatia, neuropatia, neuropatia ou hemorragia da retina

Lembre-se que antes de iniciar um programa de exercícios é necessário que acudas com o seu Médico para realizar testes descartada complicações que possam entrar em perigo.