Retinopatia diabética: como primeira causa de cegueira no mundo?
A retinopatia diabética é uma complicação do Diabetes, ocorre quando, devido aos altos níveis de glicose no sangue, a Diabetes danificar os pequenos vasos sanguíneos da retina, que é o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. Para ter boa visão, é necessário ter uma retina saudável.
Em princípio, a retinopatia diabética não causa qualquer alteração na visão, mas com o tempo, pode piorar e causar uma perda muito importante para a visão. Geralmente a retinopatia diabética afeta ambos os olhos
Javier Garcia De Alba Garcia, director da Unidade de Investigação Social, Epidemiológica e em Serviços de Saúde (UISESS) do IMSS Jalisco advertiu que essa doença se posiciona como a primeira causa de cegueira no mundo.
Explicou que os níveis de glicose acima de 120 mg/dl presentes de forma contínua em pessoas com Diabetes são o principal fator de risco para o desenvolvimento da retinopatia. Infelizmente, em nosso país, 80% das pessoas com Diabetes não têm um controle adequado de seus níveis de açúcar no sangue e que, por isso mesmo, a incidência de retinopatia diabética é muito alta.
Garcia De Alba Garcia observou que como uma complicação do Diabetes, a retinopatia está situado entre o segundo e o terceiro lugar em freqüência, antecedida por nefropatia (doença dos rins), e chega a ser a maior clínica debilitante. A única forma de deter o avanço ou prevenir o aparecimento de retinopatia diabética é manter os níveis de glicose no sangue abaixo de 120 mg/dl. “Se você tem o controle do açúcar, o que reduz o risco de desenvolver esta complicação”, diz Garcia De Alba.
Acrescentou que, se, além de Diabetes, se você tem hipertensão, o risco de retinopatia diabética se eleva, pelo que é necessário manter níveis adequados de glicose no sangue e controlar a pressão arterial.