Shake de chá verde e pêssegoShake de chá verde e pêssego

Hoje vamos falar um pouco mais as propriedades que a elaboração da receita, já que é bastante simples.

HISTÓRIA DO CHÁ VERDE

O chá verde (nome científico Camellia Sinensis) é uma variedade china de Long Jing, rico em elementos benéficos para a saúde, como os polifenóis e as catequinas, que são substâncias que ajudam com efeitos de drenagem e antioxidante.

O chá verde começou a usar há mais de 3.000 anos na China por suas notáveis benefícios para a saúde. Os antigos chineses sabiam que o chá verde tinha o poder de curar dores de cabeça, e lhes ayudabas a eliminar toxinas e manter a juventude. Mas, durante anos, nenhuma outra cultura tinha dado importância a essa mistura, e somente há poucos anos que estudos científicos têm demonstrado seus múltiplos benefícios. Hoje em dia, a planta do chá verde é cultivada em todos os países de clima tropical, e é conhecido em todo o mundo.

As catequinas encontradas no chá verde ajudam a melhorar algumas doenças e outros distúrbios do corpo. Estudos conduzidos em laboratório com alguns ratos demonstrou que a alta concentração desta substância ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e mantê-la dentro dos parâmetros considerados normais.

QUE É A CATEQUINA (OU CATEQUINA)

As catequinas são os flavonóides, que parecem ter uma atividade anticancerígena reconhecida, embora as suas propriedades são muito mais amplos. Entre estes podemos mencionar suas propriedades antiartríticas, anti-inflamatórias, antiulcéricas, antiagregantes, imuno-estimulantes e hepatoprotectivas.

A fonte mais rica em catequinas da natureza é o chá verde, embora também se encontra no pêssego em uma quantidade entre 5 e 13mg por cada 100gr de produto fresco.

As catequinas mais interessantes são a epicatequina, epicatequina galata, o galato e o galato de galata, componentes que aparecem nas folhas do chá verde, de forma que até 30% do chá verde seco corresponde a estes componentes. De todas elas, o galato de galata é a que tem um poder antioxidante maior.

Prós:

Foi relacionado o consumo do chá verde com as dietas de emagrecimento, o papel da cafeína(teína) como estimulante. Estudos recentes parecem concluir que as catequinas têm um efeito termo-gênico, ou seja, aumentam a temperatura do corpo, com o qual, ao ativar o metabolismo, contribuem para que o sujeito a perder peso. Estudos científicos têm demonstrado que esses efeitos das catequinas do chá verde, que aumentam o gasto energético e a queima de gorduras.

Parece que as catequinas teriam um papel mais importante como reguladoras do peso que a mesma cafeína (teína) do chá. Por este motivo, as pessoas que querem emagrecer podem ajudar a este propósito através da ingestão de 1 litro de chá verde (para fazer infusão e ir bebendo durante o dia, frio ou quente ).

Sua influência na diminuição dos cancros é evidente em países como a China, onde a bebida toma habitualmente. Por exemplo, a China apresenta os índices de câncer de próstata menores do mundo. Também tem sido verificado como impede o desenvolvimento de células cancerosas. Possui propriedades anti-inflamatórias, destaca-se a capacidade de as catequinas para melhorar as condições de certas doenças, como a artrite.

Contras:

Fluidificante do sangue, portanto, não devem tomá-los aqueles que tenham problemas de coagulação sanguínea ou que estejam a tomar medicamentos anticoagulantes, como a Aspirina, por exemplo.

Não devem tomar mulheres grávidas e lactantes.
Não deveriam fazer com as pessoas afetadas pela doença, já que as catequinas dificultam a absorção de ferro.

A RECEITA: INGREDIENTES

30g de folhas de chá verde
2 pêssegos ou pêssego médio (300gr)
a casca de meio limão (sem a parte interna branca)
450ml de água

PREPARAÇÃO:

Colocamos para aquecer (que não chegue a ferver) a água em uma panela.
Retirar do lume e juntar as folhas de chá verde e a casca de limão. Deixamos esfriar e repousar durante 1minutos.
Lavar bem os pêssegos e, sem retirar a pele, tirar o caroço e cortar em cubos.
Reduzimos os pêssegos de polpa com uma batedeira ou turmix.
Colamos a infusão de chá verde e limão e adicionados à polpa de pêssegos.
Nós batemos mais um pouco e deixamos arrefecer 1minutos na geladeira e pronto para beber.

Valores nutricionais

  • Calorias 137 kcal
  • Proteína 2,7 g
  • Hidratos de carbono27 g
  • Fibra5 g
  • Gordura total0,5 g
  • Catequinas (por cada 10ml de chá verde) 125 mg