Vantagens Do Iogurte Grego
Por que as vendas de iogurte grego têm aumentado tanto nos últimos anos? Você é o melhor iogurte grego do que o tradicional? E se é assim, por quê?
Estas e outras questões, vamos tentar analisar brevemente neste artigo. E é que o aumento do consumo de esta variante de iogurte tem aumentado nos Estados Unidos, a partir de apenas 3% no ano de 2008, para 19% no ano de 2012.
O efeitos do marketing? Sem dúvida, sempre tem muito a ver com a escolha de um alimento para a campanha publicitária que há ao redor, mas também é certo que quando há um alimento cujo valor real é duvidoso ou inexistente, e mais, hoje em dia, com tanto afã pelas dietas saudáveis e o controle estatal dos aditivos, estes acabam desparecendo dos mercados.
Não tem sido assim, como vimos, com o iogurte grego, cujo consumo continua a aumentar, sendo, como diz o Bussines Insider, um dos alimentos de crescimento mais intenso de todos os tempos.
Sem dúvida, contém uma série de propriedades que o tornam preferível ao iogurte tradicional.
O Que Diferencia Basicamente O Iogurte Grego Tradicional?
Como vamos ver, o primeiro é a diferença do último fundamentalmente no resultado final, o conteúdo nutricional. Uma vez que o processo de produção é basicamente o mesmo, com a única diferença do processamento extra a que é submetido o ingrediente comum.
Ou seja, ambos são provenientes da fermentação do leite produzido pelas bactérias saudáveis que lhes são acrescentadas. O processo envolve o espessamento da mesma, ao mesmo tempo em que vai adquirindo um sabor amargo.
Uma vez conseguido isso, o iogurte resultante coe através de uma gaze que drene a parte líquida do iogurte. Pois bem, quanto ao iogurte, este processo é realizado duas vezes, o que pressupõe a diferença técnica com o iogurte grego, pois este é vazado três vezes, com o que se extrai maior quantidade do soro de leite, ficando uma mistura muito mais espessa.
Diferenças Nutricionais
Mas não só produz esse resultado de textura, pois ao ser vazado mais uma vez, contém menos quantidade não só de soro, mas-de-açúcar, sódio, cálcio e teor de lactose que o iogurte tradicional.
Como dado: contém 50 mg de sódio por porção, ou seja, a metade da de um iogurte normal. Além disso, contém apenas a metade de hidratos de carbono que o iogurte tradicional.
Outro dado interessante o encontramos em sua quantidade de proteínas, devido ao processamento deste tipo de iogurte, a quantidade de leite necessária para produzir uma porção do mesmo peso do que o tradicional, é muito maior, permitindo que o conteúdo de proteína do iogurte grego aumenta significativamente: na verdade, contém quase o dobro de proteínas do que o iogurte normal.
Ou seja, em um copo ou porção há cerca de 17 gramas de proteína, em comparação com os 11 gramas que contém um iogurte normal. O que significa que em uma única porção de iogurte grego podemos estar consumindo cerca de um terço da ingestão diária recomendada de proteínas para as mulheres, ou a quarta parte da recomendada para os homens.
A Escolha É Óbvia
Como vemos, as vantagens não só nutricionais, mas dietéticas, do iogurte grego são apreciáveis e superiores às que fornece um iogurte normal, pois seu elevado teor proteico, o fazem ideal se você precisar incluir mais proteínas na sua dieta, se precisa de perder peso, já que é sentir-se satisfeito durante mais tempo.
Mas, como já foi mencionado anteriormente, muitas vezes somos vítimas de marketing, assim que devemos ler bem os rótulos e termos a certeza de que a marca que compramos não tenha sido adicionada com açúcar e outros adoçantes, para garantir o valor em animais não vacinados do produto.