Iogurte-grego

Vantagens Do Iogurte Grego

Por que as vendas de iogurte grego têm aumentado tanto nos últimos anos? Você é o melhor iogurte grego do que o tradicional? E se é assim, por quê?

Estas e outras questões, vamos tentar analisar brevemente neste artigo. E é que o aumento do consumo de esta variante de iogurte tem aumentado nos Estados Unidos, a partir de apenas 3% no ano de 2008, para 19% no ano de 2012.

O efeitos do marketing? Sem dúvida, sempre tem muito a ver com a escolha de um alimento para a campanha publicitária que há ao redor, mas também é certo que quando há um alimento cujo valor real é duvidoso ou inexistente, e mais, hoje em dia, com tanto afã pelas dietas saudáveis e o controle estatal dos aditivos, estes acabam desparecendo dos mercados.

Não tem sido assim, como vimos, com o iogurte grego, cujo consumo continua a aumentar, sendo, como diz o Bussines Insider, um dos alimentos de crescimento mais intenso de todos os tempos.

Sem dúvida, contém uma série de propriedades que o tornam preferível ao iogurte tradicional.

O Que Diferencia Basicamente O Iogurte Grego Tradicional?

Como vamos ver, o primeiro é a diferença do último fundamentalmente no resultado final, o conteúdo nutricional. Uma vez que o processo de produção é basicamente o mesmo, com a única diferença do processamento extra a que é submetido o ingrediente comum.

Ou seja, ambos são provenientes da fermentação do leite produzido pelas bactérias saudáveis que lhes são acrescentadas. O processo envolve o espessamento da mesma, ao mesmo tempo em que vai adquirindo um sabor amargo.

Uma vez conseguido isso, o iogurte resultante coe através de uma gaze que drene a parte líquida do iogurte. Pois bem, quanto ao iogurte, este processo é realizado duas vezes, o que pressupõe a diferença técnica com o iogurte grego, pois este é vazado três vezes, com o que se extrai maior quantidade do soro de leite, ficando uma mistura muito mais espessa.

Diferenças Nutricionais

Comendo-yogurteMas não só produz esse resultado de textura, pois ao ser vazado mais uma vez, contém menos quantidade não só de soro, mas-de-açúcar, sódio, cálcio e teor de lactose que o iogurte tradicional.

Como dado: contém 50 mg de sódio por porção, ou seja, a metade da de um iogurte normal. Além disso, contém apenas a metade de hidratos de carbono que o iogurte tradicional.

Outro dado interessante o encontramos em sua quantidade de proteínas, devido ao processamento deste tipo de iogurte, a quantidade de leite necessária para produzir uma porção do mesmo peso do que o tradicional, é muito maior, permitindo que o conteúdo de proteína do iogurte grego aumenta significativamente: na verdade, contém quase o dobro de proteínas do que o iogurte normal.

Ou seja, em um copo ou porção há cerca de 17 gramas de proteína, em comparação com os 11 gramas que contém um iogurte normal. O que significa que em uma única porção de iogurte grego podemos estar consumindo cerca de um terço da ingestão diária recomendada de proteínas para as mulheres, ou a quarta parte da recomendada para os homens.

A Escolha É Óbvia

Diferenças NutricionaisComo vemos, as vantagens não só nutricionais, mas dietéticas, do iogurte grego são apreciáveis e superiores às que fornece um iogurte normal, pois seu elevado teor proteico, o fazem ideal se você precisar incluir mais proteínas na sua dieta, se precisa de perder peso, já que é sentir-se satisfeito durante mais tempo.

Mas, como já foi mencionado anteriormente, muitas vezes somos vítimas de marketing, assim que devemos ler bem os rótulos e termos a certeza de que a marca que compramos não tenha sido adicionada com açúcar e outros adoçantes, para garantir o valor em animais não vacinados do produto.