Fomentar o esporte em crianças
De acordo com dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) crianças mexicanas são os mais “gordos do mundo”, o que os coloca em uma posição de risco para o desenvolvimento de Diabetes.
Além disso, nossas crianças não realizam exercício, de fato, segundo dados de um estudo recente, realizado pela Organização Pan-americana da Saúde, no brasil, apenas 3% das crianças realizam algum tipo de atividade física constante.
Praticar um esporte desde a infância ajuda a prevenir o excesso de peso e, com isso, evitar a ocorrência de problemas metabólicos, como Diabetes tipo 2. Além disso, representa uma oportunidade para o melhor desenvolvimento de habilidades e competências, contribui para a formação do caráter do seu filho e favorece a boa coordenação entre a mente e o corpo.
Outra vantagem é que, se o seu filho começa a praticar esportes durante a infância, você vai ver o exercício como algo lúdico e não como uma obrigação, o que contribui para que sempre se mantenha saudável e longe de vícios como o álcool ou o cigarro.
Benefícios do exercício em crianças
Acompanhado de uma dieta saudável, contribui para a regulação do peso corporal e evita a obesidade, tanto na infância como na vida adulta.
Se previnem doenças cardiovasculares que se podem desenvolver na idade adulta, devido ao sedentarismo.
A atividade física fortalece os músculos. Faz com que as crianças desenvolvam corpos mais definidos, ágeis e para que melhorem a postura.
Melhora a saúde dos ossos, já que as atividades físicas aumentam a massa óssea, tornando os ossos mais resistentes. Também favorece o crescimento destes, colaborando para que as crianças atinjam um tamanho ideal.
- Ajuda a melhorar o caráter da criança, especialmente ansiosos, hiperativos ou com dificuldades para comer.
- Permite às crianças conhecer o seu corpo e despertar neles o interesse por cuidar de sua saúde.
- Promove o respeito ao corpo e ao dos outros.
- Prepara as crianças para enfrentar situações de vitórias e derrotas na competição, assim como o trabalho em equipe.
O benefício de realizar alguma atividade esportiva em uma idade adiantada, não é apenas físico, pois além de melhorar significativamente as funções cardiovasculares e contribuir para uma adequada maturação do sistema muscular e esquelético, e de suas habilidades psicomotoras, também se desenvolvem mental e socialmente, já que as crianças adquirem segurança em si mesmos e começam suas primeiras relações interpessoais, melhoram a sua linguagem, são proativos e aumentam seu interesse por diversas atividades acadêmicas, culturais e artísticas.
Promove em seu filho o gosto pelas atividades desportivas, o primeiro passo é dar seu exemplo e depois compartilhar com ele o tempo necessário, para que juntos descobrem um esporte que seja de seu interesse.