como secar a barrigaQuando as temperaturas começam a subir na primavera e no verão é normal começar a pensar sobre como estar com o corpo mais bonito e preparado quanto possível.

A barriga é certamente o principal foco de quem está se preparando para usar roupas mais justas na silhueta.

Para que você consiga os resultados que tanto deseja selecionamos algumas dicas imperdíveis de como secar a barriga. Então que tal saber como perder a gordura na barriga, quais são os melhores exercícios e como evitar a temida retenção de líquidos?

Como secar a barriga

Tem pessoas que estão perto do peso ideal para a sua altura e tudo o que desejam é definir o corpo eliminando as gordurinhas localizadas, especialmente no abdômen.

Nesses casos é mais fácil realizar o processo de fortalecimento do abdômen, contudo, é importante entender que não existe perda de peso localizada.

Ao realizar atividade física específica para o abdômen como as puxadas abdominais o seu corpo estará queimando calorias como um todo, o que significa que você não está necessariamente eliminando a barriguinha ao fazer isso.

A eliminação de peso é um processo que se dá no corpo como um todo. Isso quer dizer que você irá realmente reduzir a barriguinha, mas também vai perceber que outras partes do seu corpo que não estavam “no pacote” irão diminuir também.

Melhores exercícios

Depois de ler que fazer abdominais não significa necessariamente eliminar a barriga você deve estar pensando quais são os melhores exercícios para se livrar dessa parte do corpo indesejada.

Pode respirar com alívio, pois nós listamos abaixo 5 exercícios que são bastante assertivos nesse processo. Comece a suar essa barriguinha chapada agora mesmo!

Exercício 1 – Ponte

pontePara fazer esse exercício é necessário deitar com a barriga para cima, seus joelhos devem ser flexionados e elevados, mantenha os pés no chão formando assim um ângulo de 90°. Observe que o seu corpo estará apoiado nos seus ombros e nos seus pés.

Os seus braços devem ficar esticados ao lado do corpo. O exercício consiste em elevar o quadril o mais alto que conseguir e então voltar a posição de início. Repita 15 vezes em cada série, faça 3 séries um dia sim, um dia não na semana.

Exercício 2 – Elevação de pernas e tronco

elevação-de-pernas-e-troncosPara essa prática você deverá deitar com a barriga para cima mantendo seu corpo bem reto, as suas pernas devem estar bem juntas. O exercício consiste em elevar as suas pernas e os seus braços ao mesmo tempo, nesse caso o seu apoio no chão será o seu bumbum.

Um exercício que exige equilíbrio, o abdômen deve ficar contraído durante a realização da atividade. Permaneça na posição do exercício entre 6 e 10 segundos, repita-o 6 vezes. Você pode fazer esse exercício um dia sim, dois dias não.

Exercício 3 – Prancha frontal

pranchaPara começar deita sobre o colchonete de barriga para baixo, apoie-se nos seus cotovelos. Mantenha seus ombros alinhados, como esse exercício exige a elevação do corpo você deverá se equilibrar nas pontas dos dedos dos seus pés.

Eleve o seu tronco sentindo a contração do seu abdômen. Enquanto estiver se exercitando o seu abdômen deve ficar totalmente contraído.

Preste atenção para mexer o bumbum ou o quadril. Fique na posição elevada por tempo entre 5 e 10 segundos. Repita o procedimento 6 vezes. Esse exercício você pode faze um dia sim, um dia não.

Exercício 4 – Elevação mantendo os joelhos flexionados

elevação-com-joelhos-flexionadosVocê sofre de dores nas costas e acha que não pode fazer exercício para secar a barriga? Saiba que tem opções sim, como essa elevação com os joelhos flexionados que mantém as costas retinhas no colchonete. Deite com a barriga para cima, na sequência você deverá dobrar os seus joelhos na direção do seu peito.

Continue estendendo as pernas de maneira que os seus pés estejam em direção para o alto. Cada série desse exercício tem 20 repetições, a indicação é fazer 3 séries e mais 3 séries de 30 segundos (quantas repetições conseguir nesse tempo). No começo pode ser bom fazer um dia sim, dois dias não.

Exercício 5 – Agachamento

agachamentoUm bom exercício para quem desejar definir as suas coxas além de secar a barriga. Comece ficando de pé com a coluna reta e os pés afastados de maneira que estejam alinhados com o seu ombro. Olhando para um ponto fixo a frente estique seus braços e faça o movimento de quem está tentando sentar numa cadeira.

Olhando de cima os seus joelhos devem ultrapassar os seus pés. Seu quadril deve passar da linha dos seus joelhos. Não pode levanta os calcanhares. Cada série deve ter 15 repetições, faça 3 séries, um dia sim, um dia não.

Retenção de líquidos no abdômen

Uma das principais dificuldades de quem está tentando secar a barriga é se livrar da retenção de líquidos na região. Uma das partes do corpo que mais acumulam líquidos é o abdômen e isso cria uma sensação de inchaço. Tem algumas atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para reduzir a retenção de líquidos no abdômen e assim parecer mais esbelta:

  • Reduza o consumo de sódio (benéfico para a sua saúde em geral)
  • Aumento o consumo de potássio
  • Pratique exercícios abdominais para fortalecer a região
  • Beba bastante água
  • Tenha boas noites de sono
  • Acrescente na sua rotina alimentar alimentos com potencial diurético

Dieta para reduzir barriga

Secar a barriga é um processo que engloba um conjunto de atitudes, inclui a realização de exercícios físicos específicos, cuidados com a saúde e também atenção ao seu está na sua mesa.

Alguns alimentos tem maior potencial para te ajudar a chegar a barriga chapada, a seguir vamos te dar dicas de como transformar sua dieta para reduzir a barriga.

  • Proteínas

Sua dieta deve contar com boa quantidade de proteínas para que seja possível eliminar peso sem flacidez e mantendo a sensação de saciedade. A dica é investir em carnes brancas e ovos, pois carne vermelha pode trancar seu intestino bem como acarretar em gases.

  • Farinha integral

Prefira alimentos que tenham sido feitos com farinha integral, pois a farinha branca contribui para o acúmulo de açúcar no sangue. Farinha integral possui grande quantidade de fibras de maneira que ajuda no trânsito intestinal.

  • Alimentos termogênicos

A dica essencial para secar a barriga é acelerar o metabolismo, fazer com que seu corpo trabalhe na queima da gordura localizada. Isso pode ser feito com o consumo de alimentos termogênicos (aqueles que elevam a temperatura do corpo) como canela, café, chá verde, pimentas entre outros.

  • Atenção aos líquidos

Além de beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial que você fique atento aos momentos de beber esse líquido. A recomendação é beber sempre cerca de uma hora antes de fazer as suas refeições.