Por-que-a-moda-das-dietas-detox

Por que a moda das dietas detox?

O de hoje no mundo das dietas e da alimentação parecem ser as dietas “Detox”, por todos os lados vemos anúncios de sucos e batidos que se detoxify e é o mais “trendy” dizer que você não pode comer tal ou qual coisa, porque está fazendo uma desintoxicação.

A primeira coisa que temos que perguntar é como desintoxicar o que? É verdade que existem hoje muitos alimentos processados, enlatados, cheios de hormônios e antibióticos que levam os animais e o excesso no consumo destes alimentos se pode ir gerando uma acumulação de compostos tóxicos em nosso corpo. Por outro lado, o nosso corpo é projetado para processar e eliminar tudo o que nos é tóxico.

Muitas pessoas, por comodidade ou falta de tempo recorrem a ter uma dieta 100% “processado”. Almoçam iogurte de pote com açúcar e um pacote de bolachas de nutritivo, não tem nada, a meio da manhã recorrem aos desejos da pequena máquina terminando com um saco de batatas ou, mais uma vez, biscoitos, provavelmente comem em um restaurante de fast food ou alimentos como sopa de lata, arroz de saquinho e atum enlatado, e para o jantar, nada mais simples que uma pizza de microondas ou se você quiser ir para o lado saudável, mais uma vez, atum ou frango em conserva.

Se você se identifica com o parágrafo anterior, então, provavelmente, se quiser fazer algum tipo de desintoxicação e nada mais do que uma mudança de hábitos para consumir mais alimentos naturais e incluir mais frutas e vegetais em sua dieta.

Agora, há muitas pessoas que, em geral, come bastante saudável e natural, mas de vez em quando sim recorre a algum alimento enlatado ou comida embalada. O que acontece nestes casos? Nada! Sim, em geral, comer saudável e natural, nada vai acontecer se você de vez em quando entrar, algo não tão saudáveis em sua dieta, como mencionado anteriormente, o nosso corpo é feito para se livrar desses tóxicos e não lhe farão nenhum dano.

Não tem nada de errado em querer levar uma vida saudável e de vez em quando, até mesmo nos oferece fazer este tipo de desintoxicaciones em que durante “x” tempo, prometemos que não faremos álcool, não nós o fazemos e comeremos 100% saudável. Obviamente, isso é algo positivo e todos devemos ter o hábito de não apenas durante curtos períodos de tempo, mas sempre tentar nos afastar de tais alimentos e coisas que nos fazem mal.

Agora, O Que Acontece Com Todas Estas Dietas De Sucos, Jejuns E Liquefeitos?

O Que Acontece Com Todas Estas Dietas De SucosNa minha opinião, são uma estratégia de marketing. Depende da marca do liquefeito, muitos são tal qual sucos de frutas e legumes que você poderá fazer em sua casa, prometem desintoxicar-se de alguns compostos, mas acabam sendo uma dieta 100% de carboidratos (pelo alto teor de frutas) e se enchem de açúcar, dando-lhe zero proteína, o único que vai conseguir com isso é descompensar.

Há outras marcas melhores (regular muito mais caras) que incluem em seus liquefeitos proteína vegetal, como o maconha, algas e oleaginosas, também contêm gorduras saudáveis como o omega e óleo de coco, assim como muitos vegetais (frutas).

Estes liquefeitos oferecer-lhe uma dieta mais completa e saudável e realmente com estes, você pode assegurar que, durante o período em que estiver na dieta estará comendo livre de químicos, livre de proteína animal e livre de açúcares refinados.

A desvantagem é que além de ser caro, pode ser cansativo ter uma dieta 100% de líquidos e nada de sólido, além de que tendem a ser as dietas muito baixas em calorias, se você levar uma vida muito ativa e agitada também corre o risco de descompensar.

Minha recomendação.. tenta levar uma vida mais saudável em geral, sem cair em extremos como dietas de charutos liquefeitos ou jejuns. Você pode incluir um logotipo da sua o propósito de diminuir o consumo de lácteos e carne vermelha durante um tempo e substituir com proteína vegetal, combinando leguminosas (feijão, lentilha, feijão), com cereais integrais como arroz integral, tortilha de milho, pão de grãos. Também você pode tentar reduzir o seu consumo de álcool e cigarro, bem como preferir alimentos naturais e alimentos enlatados e processados.

Com isso eu lhe garanto que você estará “desintoxicando” como se o estivesse a fazer uma dieta de desintoxicação e não só vai gastar menos, mas sim que você vai se sentir cheio de energia e sem risco para descompensarte.

Lembre-se que o exercício e o consumo de, pelo menos, 6 a 8 copos de água natural por dia também são fundamentais para uma vida saudável!