Pré-diabetes, a oportunidade de mudar
A pré-diabetes é uma condição que, como o nome indica, apresenta-se antes de Diabetes tipo 2. Ou seja, toda pessoa com Diabetes tipo 2, teve pré-diabetes, o que significa que seus níveis de glicose no sangue eram mais altos do que o normal, mas não suficientemente elevados para serem consideradas Diabetes.
No entanto, ter pré-diabetes não significa que necessariamente se desenvolver Diabetes tipo 2, o que, de fato, com mudanças no estilo de vida, as pessoas com pré-diabetes podem evitar o desenvolvimento de Diabetes tipo 2.
Os níveis de açúcar no sangue em jejum considerados normais são entre 70 e 100 (mg/dl), sobre os 101 a 125 mgs/dl pode ser considerada pré-diabetes.
O que pode me fazer propenso a pré-diabetes?
Não se sabe com exatidão qual é a causa, mas sim se conhecem alguns fatores de risco, entre eles:
- Acima do peso
- Antecedentes familiares de Diabetes
- Ter tido Diabetes gestacional
- Realizar pouca atividade física, ser sedentário
Infelizmente, a pré-diabetes não causa nenhum sintoma, por isso que, para descobri-lo é necessário proceder-se a exames de glicose pelo menos uma vez ao ano, especialmente, aqueles indivíduos que apresentam fatores de risco ou com familiares diretos com Diabetes. O diagnóstico de pré-diabetes é feito através da realização de uma análise de sangue.
O exame de glicose no sangue em jejum é um dos mais seguros. A pré-diabetes é detectado quando os níveis de açúcar ultrapassam os 100 mg/dl.
O teste de tolerância oral à glicose mede os níveis de açúcar no sangue em jejum, depois de beber um líquido açucarado. A pré-diabetes é diagnosticado quando os níveis estão entre os 140 e 199 mg/dl, depois de tomar este líquido
Eu tenho pré-diabetes, o que se segue?
O objetivo de tratar a pré-diabetes é frear o desenvolvimento de Diabetes tipo 2, para o qual é necessário repor os níveis de glicose no sangue dentro dos parâmetros normais. Para isso, podem-se realizar algumas mudanças nos hábitos de vida como:
Controlar o peso. Manter um peso saudável de acordo com a sua idade e estatura é uma forma de prevenir o Diabetes e outras doenças.
Levar uma alimentação saudável. Aumenta o consumo de frutas, legumes e fibras, e restringe a quantidade de gordura e comida rápida. Essas medidas ajudam a manter os níveis de glicose dentro dos limites normais.
Realizar atividade física. O exercício moderado ajuda muito a controlar os níveis de glicose, pois seus músculos precisam dela para realizar as atividades físicas. Você pode começar com uma caminhada diária e aos poucos aumentar o tempo que você dedique a este exercício e a intensidade com que o faz.
Leia também:
200 Receitas para Diabéticos o Livro Definitivo