maneiras-de-aumentar-o-seu-metabolismo7 maneiras de aumentar o seu metabolismo

METABOLISMO LENTO

Uma das razões por que nos pode ser extremamente difícil perder peso e, pelo contrário, muito fácil de ser atingido, deve-se a que tenhamos um metabolismo naturalmente lento.

Por isso, temos que buscar a maneira de aumentar a velocidade do nosso metabolismo se é que queremos poder realizar todas as atividades diárias sem sentir aquele cansaço contínuo que nos impede de desfrutar plenamente de tudo o que a vida pode nos oferecer.

Nestas linhas, vamos fazer uma breve relação de algumas das fórmulas que podemos utilizar para aumentar nosso metabolismo.

BEBER GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA

Já que todos os processos metabólicos requerem o elemento líquido para poder processar-se com fluência, é importante que a água esteja presente em nosso corpo em grande quantidade (tenhamos presente que o nosso corpo é 70% de água aprox.).

Assim que a água produz um efeito “mágico” em relação ao aumento da velocidade de nossos processos. A recomendação para homens é de 3 litros, enquanto que para mulheres é de 2,2 litros, esta recomendação varia de acordo com a idade, peso e altura.

Se, além disso, a água que bebe é ligeiramente alcalina, tanto melhor (os processos oxidativos do metabolismo tem a acidificar o nosso corpo, o que podemos combater com alimentos e líquidos alcalinizantes).

NUNCA PULE O CAFÉ DA MANHÃ

O pior que pode fazer, se é que tem esse problema é pular o café da manhã, papel higiênico nas pressa por chegar ao nosso trabalho ou de nossa atividade cotidiana.

E é que com tanta aceleração esquecemo-nos do mais importante: ingerir nutrientes que nos ajudem a iniciar a atividade. É importante que inclua proteínas saudáveis, como ovos de galinha orgânicos, frutas com alto teor de antioxidantes, como as amoras ou morangos e algum cereal ou grão integral como uma fatia de pão multigrão.

FAÇA EXERCÍCIO INTENSO NA MADRUGADA

Uma das formas mais eficazes de ir aumentando nosso metabolismo e mantê-lo elevado durante muito tempo, é fazer uma breve sessão de cerca de 5 minutos de exercício intenso.

Se nós acordamos de manhã cedo (normalmente de madrugada para ir trabalhar), é o momento ideal. Com isso, conseguimos com que os benefícios se prolonguem durante todo o dia, como o Dr. Oz foi mencionado.

O exercício pode ser tão simples como correr no site, saltar, subir escadas, se temos à mão ou subir na máquina de correr ou elíptica, durante cinco intensos minutos. Em seguida dediquemos dois minutos a certificar-se de que o nosso metabolismo acelere para o resto do dia.

AUMENTAR A NOSSA MASSA MUSCULAR

AUMENTAR-A-NOSSA-MASSA-MUSCULAR

Embora não nos possamos dar ao luxo de comprar um equipamento para a casa ou não podermos ir ao ginásio, a criação de mais massa muscular tem que estar em todo programa de melhoramento físico. E aumentar nosso metabolismo é parte de tais programas.

Assim que, se necessário, usar latas de alimentos ou garrafas de água cheias, que nos poderão servir para trabalhar os nossos braços. E até mesmo o nosso próprio corpo pode ser suficiente. Podemos simplesmente fazer agachamento ou placas para aumentar a resistência de nossas pernas e aumentar a sua massa muscular. Ou, ainda, usar bandas de borracha, baratas, mas de grande eficácia para fazer rotinas com elas e aumentar nossa força, resistência e massa muscular.

TOME MAIS FREQUENTEMENTE ALIMENTOS PICANTES

Com isto, tentar fazer com que a “temperatura” do nosso corpo aumente. Ou seja, todos estes alimentos e especiarias aumentam, direta ou indiretamente, o nosso metabolismo. Falamos de temperos como cominho, a caiena, o curry, a pimenta-do-reino e até mesmo a cúrcuma.

Todos ajudam a aumentar o metabolismo. Mas também o fazem outras que não nos parecem “quentes”, mas, pela reação que produzem em nosso corpo:

O gengibre, a canela, o cardamomo e noz-moscada aumentam todos o nosso metabolismo, e o seu sabor torna possível que as usemos para dar sabor a grande quantidade de pratos, sopas, ensopados e até mesmo snacks e bebidas (há muitos que gostam de adicionar uma pitada de canela no café).

MANTENHA SAUDÁVEL A SUA TIROIDE

saúde-da-tireoideO motor do metabolismo é a tireoide e para que esta funcione corretamente, você precisa de uma série de oligoelementos e minerais como o iodo, mas também o zinco, o selênio e cobre. Quando esses elementos não estão presentes em quantidade suficiente, sofremos um atraso de nosso metabolismo por um hipotireoidismo.

Temos de adicionar à nossa dieta uma quantidade suficiente destes elementos através dos nozes, frutas e vegetais, fundamentalmente, mas também comendo frutos do mar.

Também, é fundamental monitorar a função de nossa tireoide, fazendo um check-up anual com o médico. No caso de ter problemas tireoidianos, é necessária a medicação para regular o seu funcionamento e, portanto, o nosso metabolismo.

NÃO FAZER A PRINCIPAL REFEIÇÃO AO FINAL DO DIA

Se nos lembrarmos que temos dito do pequeno-almoço, poderemos entender como fazer o contrário, ou seja, comer abundantemente a noite, pode ser tão prejudicial como benéfico é o pequeno almoço bom.

E é que fazer essas comidas tão tarde, assim como os lanches tardias, são tudo o contrário do que o nosso metabolismo precisa para acelerar, já que por ser o final do dia, o organismo não precisa de uma bomba de energia que fornece refeições tão pesadas.

Portanto, lembre-se: coma o mais cedo possível, e no final do dia, pouco ou nada, e acima de tudo, que passam ao menos duas horas desde a última refeição até a hora de deitar-se.

Com estas sete medidas, e com a disciplina de levá-las a cabo, observaremos, após um breve período de tempo, como a nossa velocidade de funcionamento, a nossa força e da nossa vitalidade aumentam de forma progressiva e continuada.

Leia também: