Cuide dos seus pés de Diabetes
A complicação mais comum do Diabetes é a neuropatia, uma lesão nos nervos periféricos, que pode causar falta de sensibilidade e atrofia dos músculos das pernas. Os problemas vasculares e sanguíneos contribuem para que o sangue e o oxigênio que chegam nos pés é menor, favorecendo o aparecimento de edemas, inchaço, feridas, lastimaduras, feridas, úlceras de pele, etc.
Estes problemas afetam particularmente os pés, e por ser uma área a que poucas vezes se lhe presta atenção, uma ferida pequenas pode desencadear problemas bastante sérios que podem terminar em amputação.
Por isso é que você deve ter um cuidado especial com os pés, já que são muito frequentes as infecções, úlceras, as unhas enterradas, etc., que demoram a curar ou não curar corretamente e acabam gangrenando.
Os cuidados básicos que você deve ter são:
- Verificar diariamente os seus pés, prestando uma atenção especial à planta e entre os dedos. O que você deve procurar são pequenas feridas, lesões, bolhas, etc., Se te for difícil revê-los, ajuda-se com um espelho para observar zonas em que a vista não chega ou pede a um familiar que te ajude.
- Consultar seu Médico se você encontrar alguma alteração. Por exemplo, se descobrir uma infecção, não tente automedicar-se, melhor recorrer a um Médico.
- Lave seus pés diariamente, com água morna para evitar queimaduras no pé. Use sabão neutro.
- Secar bem os pés com uma toalha fazendo suaves toques com a mesma, se esfregar e tendo especial cuidado de secar entre os dedos, pois a umidade nessas áreas favorecem as infecções.
- Mergulhe os pés em água morna (não mais de 10 minutos) antes de cortar as unhas para que se abrande, cortá-los de maneira reta (quadradas), para evitar que se encarnem e lesões cuidando sempre de não ferir os dedos.
- Usar creme hidratante ou óleo de amêndoas doces, para manter hidratada a pele de seus pés.
- Não usar desinfetantes em seus pés, porque podem produzir lastimaduras ou queimá-los.
- Ir para o Podólogo de forma regular e não tentar remover calosidades e calos.
- Usar meias sem costuras e materiais que permitam a transpiração.
- Usar sempre sapatos com meias. E evitar o calçado que deixa o pé à intempéries (sandálias, sandálias, etc).
- Usar sapatos flexíveis e confortáveis, que não aperta os dedos (não de ponta fina), que não tenham costuras internas que possam danificar os dedos.
- Evitar andar descalço.
- Não cruzar as pernas ao sentar-se ou ficar parado muito tempo na mesma posição.
- Não fumar, pois isso danifica mais os vasos sanguíneos.
- Ir regularmente às consultas médicas periódicas, a fim de constatar o estado dos pés.
Leia também: